domingo, 5 de agosto de 2018

Lições para um Líder Político - Gandhi - Baseadas no filme

Ontem assisti o filme Gandhi (1983) pela primeira vez com a minha família. É um filme que está na lista de favoritos e que ao todo assisti por 3 vezes. Por falar nisso, todos curtiram, inclusive o pequeno Israel de 3,5 anos de idade.

Assisti o filme sem nenhuma intenção de análise, porém, considerando o contexto socio-politico que estamos vivendo no Brasil, minha leitura do filme dessa vez teve um foco inusitadamente diferente: Conforme as cenas passavam aos poucos comecei a perceber as lições que Gandhi deixou como um grande líder político.

Nesse POST resolvi por listar as 3 maiores lições para um líder político.

+ Conheça o seu país a fundo

Gandhi quando voltou para a Índia, após morar na África do Sul, e antes de iniciar o movimento revolucionário, viajou pela Índia, seu país, para conhecer as pessoas, as formas em que viviam e se sustentavam. Conheceu as pessoas a partir das suas próprias histórias e relatos.

+ Tenha relacionamento com todas as classes

Gandhi era uma figura popular e tinha relacionamento com todas as classes sociais, sentindo a opressão que o povo (no geral) sentia e compartilhando a vontade de liberdade que os indianos influentes (líderes?) sentiam.

Isso possibilitou a ele movimentar o povo, independente da casta, para conquistar a independência da Índia.

+ Humildade para Viver

Gandhi não acumulava riquezas, era um homem simples na forma de ser e até de vestir-se. Isso eliminava qualquer possibilidade de sentimentos negativos contra ele, como por exemplo a inveja por suas posses e o sentimento de egoísmo na sua pessoa,  ou seja, de achar que no fundo ele queria algo em benefício próprio.

Acredito que essas são lições que gostaríamos de ver em líderes políticos brasileiros e candidatos a cargos políticos no Brasil. E você, o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário